Perguntas essenciais para não ser enganado na compra de um imóvel em Rio das Ostras

Imagem: Pixabay

Comprar uma casa é um grande investimento, então você definitivamente não quer ir para a compra às cegas. A empolgação de se mudar para uma nova casa muitas vezes pode atrapalhar suas possibilidades de julgamento racionais, pois este ato também envolve muita emoção, despertando sonhos, sentimentos e expectativas.

Porém, por se tratar de um produto um tanto quanto caro, esteja atento ao comprar uma casa em Rio das Ostras. Para fazer tudo com cautela, vale a pena dar um passo atrás para fazer algumas perguntas importantes. Aqui está uma lista de perguntas a serem feitas antes de assumir esse compromisso, que preparamos neste post para você. Confira a seguir!

 

  1. A propriedade requer alguma reforma?

O preço pedido da propriedade pode parecer um bom valor, mas isso nem sempre mostra a imagem completa. Se você pretende fazer grandes reformas – um novo telhado, por exemplo – isso pode adicionar um valor maior ao custo total da sua compra. Se o orçamento recebido for expressivo, às vezes vale a pena considerar a compra de imóveis em Rio das Ostras.

 

  1. Quantos anos tem os eletrodomésticos?

Os eletrodomésticos têm uma certa vida útil, o que pode fazer com que você gaste muito dinheiro para substituí-los. Se o aquecedor de água para banho for velho, por exemplo, será muito menos eficiente e, eventualmente, precisará ser substituído. O mesmo vale para os itens de cozinha e demais acessórios imprescindíveis, como fiação elétrica, encanamento, tubulação de ar, dentre outros.

 

  1. A casa é isolada?

Em nosso clima brasileiro, o isolamento é essencial. Sem ele, você terá que pagar muito mais do que o necessário pelas contas de aquecimento, se mora no Sul do país, ou de resfriamento, se mora em regiões mais ao norte, que costumam ter climas bastante quentes. Busque auxílio de um especialista para verificar isso para você, pois uma boa averiguação do isolamento do imóvel o ajudará a determinar a eficiência energética da propriedade e quanto as contas podem custar. Verifique se o proprietário já não possui um laudo disso: vale a pena pedir uma cópia do Certificado de Eficiência Energética ao corretor imobiliário que está lhe ajudando, uma vez que isso pode ser um diferencial para ajudar a conquistar potenciais compradores.

 

  1. Como é a área local?

O imóvel que você está interessado pode parecer um local especial e maravilhoso frondoso à primeira vista, mas vale a pena saber um pouco mais sobre a localização. O som de veículos, ferrovias e locais de entretenimento podem, em breve, transformar sua casa de sonho em um pesadelo vivo. Fique atento a tudo o que estiver relacionado com o exterior dele também.

 

  1. Quem são meus vizinhos?

É natural querer saber com quem você vai morar – as disputas com os vizinhos são frequentemente citadas como uma das maiores causas de pessoas que querem mudar de casa. Pergunte aos vendedores que moram na rua; se você não tiver vergonha, pode até bater em algumas portas e se apresentar e trocar informações que podem ser muito valiosas.

 

  1. Por quanto outras propriedades foram vendidas na área?

Não pague acima das probabilidades por uma propriedade porque você não fez sua lição de casa. Você pode descobrir por que propriedades semelhantes foram vendidas verificando sites de anúncios online, para ter uma ideia se o preço pedido é justo ou não.

 

  1. Por que os vendedores estão se mudando?

Eles superaram a propriedade? Eles estão se mudando para uma área diferente? A mudança de uma casa pode ser uma mudança positiva, mas às vezes pode haver razões subjacentes, como problemas com os vizinhos ou trabalho de construção planejado incomodando a tranquilidade da família. Esteja atento às entrelinhas e busque sempre explicações completas.

 

  1. O que está incluído no preço de venda?

Certifique-se de que os vendedores da propriedade especificam o que é não fica na propriedade quando eles se mudam. Alguns vendedores podem deixar os tapetes e cortinas – outros podem arrancar tudo e levar qualquer coisa que não esteja aparafusada, o que pode ser um choque se você esperava que tivesse a aparência que tinha quando viu a propriedade, que às vezes pode parecer que acabou de ser depenada. Então, ao assinar o contrato de intenção de compra e venda, estabeleça por escrito o que fica no imóvel. Evite confiar em palavras soltas, que depois não podem ser comprovadas. Por isso, tenha tudo devidamente documentado.

 

  1. Que outros custos estão associados à propriedade?

Se puder, pergunte ao vendedor quanto custam o imposto municipal anual e as contas de serviços públicos. Eles não precisam compartilhar as informações, mas, se o fizerem, podem ajudá-lo a planejar com antecedência o quanto a casa vai custar continuamente, como gastos gerais com condomínio (quando houver), contas de água, luz, internet, televisão à cabo, jardineiro, piscineiro, dentre outros.

 

  1. Você está devidamente planejado financeiramente?

Embora seja provável que haja alguma incerteza sobre o mercado imobiliário em virtude da pandemia de coronavírus, traçar essas perguntas essenciais para não ser enganado ou mesmo enganar-se sozinho pode ser muito positivo. Comprar uma casa é um grande compromisso, então você vai querer ter certeza de que tem um bom conhecimento de suas próprias finanças. Saber os meandros de suas receitas e despesas ajudará a estabelecer um orçamento e poderá ajudá-lo a obter um bom negócio, especialmente se necessitar de um empréstimo bancário por meio de um financiamento. Ao solicitar isso, seu credor levará em consideração sua renda, mas para ter certeza de que você pode pagar os reembolsos de forma realista, eles vão querer saber sobre qualquer despesa comprometida. Isso inclui coisas como reembolsos de cartão de crédito, financiamento de automóveis, escola dos filhos, etc. Tente limitar os outros gastos e ter um saldo bancário saudável em meses anteriores ao pedido de financiamento. Isso mostrará que possui uma grande parte de renda disponível, podendo ajudá-lo a garantir um melhor condição de pagamento e de juros.

Gostou destas dicas sobre perguntas essenciais para não ser enganado na compra de um imóvel? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Curso de Marketing e Empreendedorismo vira tendência entre empresários de Rio das Ostras
Alô talentos! Conheça a trajetória do comediante e produtor cultural Edu Borges

Related Posts

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu