Rio das Ostras incentiva moradores e visitantes a curtir o Carnaval sem descuidar da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, pelo Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, promove a campanha “Deixe a camisinha fazer parte da folia”.
Do
sábado até a terça-feira, de 18 a 21 de fevereiro, as equipes estarão
no Centro e em Costazul, entre os foliões, fazendo um trabalho de
prevenção e orientação – com distribuição de informativos e
preservativos masculinos e femininos.
Nesse
período, a Prefeitura também está intensificando as ações de
conscientização para que todos possam aproveitar a festa de forma
saudável e alegre.
PREVENÇÃO – A Secretaria de Saúde lembra, no entanto, que a prevenção às ISTs deve se manter durante todo o ano, por isso a importância da utilização do preservativo e a realização dos testes rápidos.
Todas
as unidades básicas de saúde do Município realizam o teste rápido
para o vírus do HIV, da sífilis, e das hepatites B e C. Em menos de
30 minutos já é possível ter o resultado, de forma segura,
sigilosa e eficiente.
PROFILAXIA – Para quem teve uma relação sexual sem proteção é possível recorrer à PEP – Profilaxia Pós-Exposição de Risco, uma medida de prevenção de urgência, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir o HIV.
A Profilaxia é realizada na UPA – Rio das Ostras, com atendimento 24 horas. Trata-se de um atendimento de urgência, com o objetivo de impedir a infecção pelo vírus HIV. A medicação deve ser iniciada preferencialmente dentro de 2 horas após a exposição e podendo ser administrada até 72 horas após a exposição sexual.